Confira alguns dos últimos projetos e eventos da Sete Estrelas Comunicação.

Assessoria de Comunicação ABRAS


Susana Ferraz, prestadora de serviços para a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há mais de 17 anos (desde 2005 por meio da Sete Estrelas Comunicação), além de criar e gerenciar o Portal ABRAS (2008 até outubro 2016) e ter sido responsável pela coordenação do Comitê Sustentabilidade (2010/2014), coordenou nos últimos quatro anos a assessoria de comunicação/imprensa da entidade (atuando diretamente com a presidência da entidade), com demanda de entrevistas diárias, eventos  e coletivas mensais, em especial na Convenção Abras, maior evento do setor supermercadista, que sempre conta com a presença de jornalistas dos principais veículos da imprensa do País (Agência Estado, Valor, Correio Braziliense, DCI-SP, Diário do Comércio-RS, Jornal Liberal-PA, Folha do Nordeste, Thomson Reuters, G1, UOL, Portal Exame, etc.). Além disso, atuou também na divulgação da UNECS - União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços, formada pela ABRAS, e mais seis grandes entidades. 
 
Acesse o Portal da ABRAS e confira o trabalho realizado: 
http://www.abras.com.br

Fan page Camada de Ozônio


A fan page “Camada de Ozônio, Clima e Refrigeração no Brasil” é um dos canais de comunicação das ações do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH). Criada e gerenciada pela Sete Estrelas Comunicação, a fan page tem como objetivo divulgar informações sobre a redução do consumo dos HCFCs e ainda ampliar o debate com os internaturas sobre questões ligadas ao meio ambiente, como a Proteção da Camada de Ozônio e as Mudanças Climáticas.
Lançada no final de dezembro de 2014, a fan page é um dos primeiros trabalhos da Sete Estrelas Comunicação para a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
A GIZ implementa no Brasil as iniciativas do PBH, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). 
 
Conheça e participe:  https://www.facebook.com/camadadeozonioerefrigeracaoeclima

Edições e Revisões Técnicas


Editar, redigir e revisar textos editoriais e técnicos faz parte do trabalho da Sete Estrelas Comunicação. Diariamente são produzidas notícias, como as publicadas no site da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (criado em 2004). No site da GIZ/Proklima também podem ser conferidas diversas publicações técnicas (livros e apostilas) que foram revisadas pela Sete Estrelas, pelo know-how que detém ao acompanhar desde o início a implementação no Brasil do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).  
 
Veja mais em: 
 http://www.boaspraticasrefrigeracao.com.br/publicacoes

Discursos


Susana Ferraz, diretora da Sete Estrelas Comunicação, é responsável pela redação de importantes discursos de personalidades do setor supermercadista, como, por exemplo,  todos os discursos dos presidentes da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada (2013/2016) e Sussumu Honda (2007/2010), entre outros.  A Sete Estrelas conta com vasto conhecimento,  em mais de 10 anos de trabalhos, para elaborar textos com uma linguagem correta e objetiva para tratar de diversos assuntos específicos ligados às demandas do comércio e serviços no Brasil.

Catálogo Orgânicos


Todo o conteúdo jornalístico do Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis 2014, publicado pela agência Ferrari Stella no mês de junho, foi realizado pela Sete Estrelas Comunicação.  O objetivo desta edição do Catálogo foi informar sobre o mercado de orgânicos e naturais e também introduzir novos fornecedores do segmento verde no varejo brasileiro. Além das reportagens sobre o mercado de produtos orgânicos e naturais, sua relação com o varejo e as perspectivas de maiores vendas desses itens com as Olimpíadas de 2016, a edição 2014 do Catálogo Orgânicos contém uma listagem completa de fornecedores do segmento verde.
 
Veja versão em PDF: http://www.abras..com.br/pdf/catalogorganico.pdf

Relatório Desoneração dos Produtos da Cesta Básica


Sete Estrelas Comunicação elaborou, em 2013, o Relatório Desoneração dos Produtos Cesta Básica para a Associação Brasileira de Supermercados. O trabalho conjunto de clipadores, redatores e diagramadores, coordenado pela diretora Susana Ferraz, reúne em mais de 200 páginas as ações do setor supermercadista na comunicação aos seus clientes e noticiadas pela imprensa na desoneração da cesta básica nacional.
O relatório foi entregue pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
 
Versão em pdF: http://www.abras.com.br/pdf/clipping_desone.pdf

Sete Estrelas cria hotsite Supermercado Sustentável


Sustentabilidade na prática. Esse foi um dos desafios da Sete Estrelas para mostrar o trabalho desenvolvido há anos pelo setor supermercadista na preservação do meio ambiente. A agência de comunicação lançou em setembro de 2012, o hotsite Supermercado Sustentável. O novo espaço no Portal Abras reúne praticas do setor, compromissos sociais, parcerias sustentáveis. 
No menu Loja+Verde, o internauta fica por dentro das ações do setor sobre sacolas plásticas, refrigeração (HCFC) e resíduos de lojas. Já em Logística Reversa, ele acompanha o amplo processo de implementação da logística reversa e traz informações de lojas que já saíram na frente na proteção ao meio ambiente. Outros menus destaque são Segurança Alimentar e Responsabilidade social. 
 
Confira:  http://www.abras.com.br/supermercadosustentavel/

Sustentabilidade


O primeiro relatório sobre a redução do uso de sacolas plásticas pelo setor supermercadista foi produzido pela Sete Estrelas Comunicação. O trabalho reúne iniciativas do setor supermercadista em todo o País, apresenta o cenário antes da assinatura do acordo setorial com o Ministério do Meio Ambiente, perspectiva e fatores condicionantes, mobilização do setor, leis e projetos sobre o tema. O relatório Redução do Uso de Sacolas Plásticas foi entregue pelo então presidente da Abras, Sussumu Honda, à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a Rio+20, no dia 12 de junho de 2012, no ciclo de debates para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Veja mais: http://www.abras.com.br/supermercadosustentavel/loja-verde/abras-participa-de-ciclo-de-debates-da-rio20/

Consumer BooK


A Sete Estrelas Comunicação foi a responsável pelas edições da publicação Consumer Book, da Kantar Wordlpanel, ex-LatinPanel (2008 a 2013). O caderno técnico, com CD de pesquisa, foi realizado a partir dos dados exclusivos do Painel de Consumidor da Kantar, o maior do País, com 8.200 domicílios pesquisados, e de diversos estudos avançados da empresa que está presente em 55 países.
A Sete Estrelas realizou nestes cadernos todo o trabalho jornalístico criando textos sobre diversos temas, como o Panorama Econômico da América Latina, A Economia brasileira, O Varejo e os Formatos de Lojas, O perfil do Consumidor e as Perspectivas Futuras do mercado de consumo no País (co-planejamento do projeto, edição final, redação e revisão).
A sétima edição do Consumer Book, entregue aos clientes Kantar em abril de 2013, acompanhada de CD com versão eletrônica da pesquisa, focou o Consumidor 360 Graus e trouxe uma visão completa do panorama de consumo no Brasil.

Portal ABRAS

Home atual do novo Portal Abras
Home atual do novo Portal Abras

A Sete Estrelas Comunicação que já havia apoiado a fundação do primeiro portal supermercadista para a Abras em 2008, foi também a responsável pelo projeto de renovação do mesmo (planejamento, orçamento, definição de conteúdos, design, etc.). O objetivo do novo projeto foi tornar o Portal da entidade ainda mais atrativo, completo e dinâmico. Com diversas novidades como entrevistas, pesquisas, espaço especial para novas mídias (facebook, twitter e flickr ), e sites especializados,  o Novo Portal Abras,  inaugurado em 2011 conta com importantes  ferramentas para facilitar o acesso dos internautas.  Dinâmico, em 2014, o Portal Abras já recebeu atualizações de layout executadas pela  Pot&Pracy, sob coordenação da Sete Estrelas, que faz toda a gestão executiva desde 2008 até hoje.
 
 Acesse: www.portalabras.com.br

PANORAMA SUPERHIPER

Capa Panamora 2011
Capa Panamora 2011

As cinco edições do anuário Panorama SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), criado e editado sob responsabilidade da diretora da Sete Estrelas, Susana Ferraz, sob as gestões dos presidentes João Carlos de Oliveira e  Sussumu Honda, marcaram época (2007 a 2011), porque reuniam num só volume indicadores, análises macroeconômicas e tendências no Brasil e no mundo do autosserviço brasileiro. 
Cada edição do anuário teve um tema preponderante, como o primeiro exemplar que  analisava os últimos 10 anos e falava das perspectivas do setor, ou o último (5ª. edição),  que abordou  em diferentes capítulos e artigos o tema Sustentabilidade. Tudo isso, formando um compendio de dados analíticos do setor, com  fontes de informação renomadas como Nielsen, KantarWorldpanel, GfK, Planet Retail, Delloite e Rosemberg, entre outras.

Site Interhunter tem conteúdo novo!


A Sete Estrelas Comunicação renovou todo o conteúdo editorial do site da Interhunter (www.interhunter.com.br), além de promover a divulgação dos trabalhos da empresa via assessoria de imprensa (2010). Os novos textos foram criados com o objetivo de  ampliar o grau de informação sobre os serviços prestados pela empresa, com objetividade e coerência.

Evento Especial e Blog

Blog: Olhares do Brasil
Blog: Olhares do Brasil

A Sete Estrelas também pode apoiar o planejamento de eventos especiais. A empresa apoio a produção do evento para clientes Olhares do Brasil, realizado pela empresa internacional de pesquisas, LatinPanel (atual Kantar Worlpanel),  em maio de 2009, desde o planejamento até a divulgação. Além dos conteúdos utilizados para uma peça teatral, que fez parte do evento, a Sete Estrelas criou todo o editorial do blog Olhares do Brasil, que ancorou sua divulgação.


Revista: Carne Suína, da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS

Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)
Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)

Com todos os textos produzidos pela Sete Estrelas, a publicação Revista Carne Suína, da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), trouxe uma pesquisa exclusiva sobre o mercado de consumo de carne suína no Brasil, realizada pela Francisco Rojo Consultores.

Manual de Boas Práticas em Refrigeração


A Sete Estrelas Comunicação contribuiu para a edição e revisão do Manual de Boas Práticas em Supermercados para Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado.
O projeto foi lançado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação e Aquecimento (Abrava) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). As Boas Práticas desse setor estão sintonizadas com os Protocolos de Kyoto e de Montreal, dos quais o Brasil é signatário.

Galeria do Vidro

Galeria do Vidro - Revista eletrônica
Galeria do Vidro - Revista eletrônica

A Sete Estrelas foi responsável por todo o conteúdo editorial da Revista Eletrônica GALERIA DO VIDRO, da Saint-Gobain Embalagens, de 2006 a 2010, quando o projeto foi encerrado.

Workshop Novarejo

Seminário sobre Euroshop e lojas européias
Seminário sobre Euroshop e lojas européias

De 2005 a 2012, a Sete Estrelas apoio toda a comunicação da Design Novarejo com o mercado: assessoria de imprensa, publicações, conteúdos para site e assessoria em eventos.

CD Multimídia


A Sete Estrelas criou todos os conteúdos editoriais do CD Multimídia da Viagem ABRAS ao FMI – EUA (2010), com informações e fotos selecionadas e design digital criativo. A divulgação do CD para os participantes também foi de responsabilidade da Sete Estrelas.

Coletiva Mambo


A Sete Estrelas Comunicação foi a responsável por toda a divulgação do inovador Supermercado Mambo Brooklyn, em São Paulo, no início de 2008 (assessoria de imprensa, com coletiva, clipping e foto-reportagem).